EM-34

Conheça mais sobre o método eletromagnético (EM-34)

 

Os método EM são fundamentados no princípio de indução eletromagnética e registram a resposta oriunda da interação entre uma onda eletromagnética e a subsuperfície do terreno. Esta onda EM é composta por um campo elétrico (E) e por um campo magnético (H) e pode ser gerada através do fluxo de corrente alternada ao longo de uma bobina transmissora. A aplicação do EM-34 tem como objetivo obter dados de condutividade elétrica aparente do subsolo através da técnica eletromagnética de indução como uma alternativa aos levantamentos elétricos que emprega técnica galvânica para medir a resistividade elétrica aparente. 

 Em operação na aquisição de dados, o EM-34 é composto por uma bobina transmissora e por uma bobina receptora, conectadas respectivamente a uma unidade de transmissão e uma de recepção, por meio de cabos específicos.  Ambos os conjuntos (transmissor – Tx e receptor – Rx) são interconectados por um cabo de referência, cujo comprimento pode ser de 10, 20 ou 40 m. 

                                                                       (Ilustração da instrumentação EM-34 em modo dipolo horizontal – DH)

Na aplicação do método EM, uma corrente elétrica alternada de baixa frequência passa pela bobina transmissora, que cria um campo magnético primário nas imediações da bobina, induzindo fluxo de correntes secundárias (correntes parasitas ou correntes induzidas de Foucault) em qualquer condutor presente no subsolo (McNEILL, 1980a). Essas correntes secundárias, por sua vez, produzem um campo magnético secundário, que carrega informações dos condutores da subsuperfície. O campo total resultante é detectado pela bobina receptora e é usado para gerar estimativas da condutividade elétrica do subsolo.

                                                                         (Esquema simplificado da aquisição de dados com o EM-34.)

Após a aquisição de dados do EM-34, assim como os outros métodos geofísicos, é necessário realizar o processamento de dados em softwares específicos, onde é possível obter a profundidade de investigação e os valores de condutividade aparente da região. Ao final do trabalho, os valores de condutividade aparente são expressos em milisiemens por metro (mS/m).

Atualmente, o EM-34 tem sido empregado largamente na prospecção hidrogeológica e em estudos de natureza ambiental, como na identificação e mapeamento de contaminantes diversos. Além dessas aplicações, este método pode ser usado para prospecção de minerais metálicos.  

Conte com nossos especialistas para aplicação do método EM-34, entre em contato conosco!

Solicitar Orçamento