Inspeção Geofísica em Barragem

Conheça mais sobre o serviço de Inspeção Geofísica
em Barragem

 

A inspeção geofísica possibilita caracterizar a estrutura interna da Barragem, sendo capaz de diferenciar os principais materiais constituintes da estrutura e mapear zonas com maiores umidades (zona de saturação). Vale ressaltar a importância da geofísica como uma metodologia integrada e complementar com outros dados geotécnicos da barragem (dados de sondagem SPT, dados de monitoramento geotécnicos, informações de nível de água, etc).

A importância da inspeção geofísica em barragem se deve ao fato de que a estrutura pode sofrer diversos danos ao longo do tempo podendo levar a formação de fraturas, vazamentos ou até mesmo o seu rompimento. Desse modo, a geofísica em conjunto com outras informações direta existentes se torna uma metodologia essencial para o monitoramento completo da estrutura da barragem, assim evitando-se que haja problemas maiores em seu arcabouço.

Principais métodos geofísicos que oferecemos para Inspeção Geofísica aplicada a Barragem:

  • Método da Eletrorresistividade;
  • Método GPR (Georadar);
  • Método do Potencial Espontâneo (SP).

Métodos complementares de investigação que podemos realizar:

  • Aerofotogrametria com Drone;
  • Topografia Convencional;
  • Modelagem 3D e Integração de Dados.

A seguir é possível assistir um vídeo com nosso ESTUDO DE CASO, envolvendo uma Modelagem 3D com integração de dados geofísicos (Eletrorresistividade e GPR) e aerofotogramétrico.

Solicitar Orçamento