Método Magnetotelúrico (MT)
O método magnetotelúrico (MT) é uma técnica geofísica eletromagnética, que usa o domínio da frequência para obter informações da resistividade das rochas na subsuperfície, ele funciona a partir de variações temporais do campo magnético terrestre, incluindo frequência que vão de 16kHZ a 0,001Hz (Vozoff,1991).
Esse método é muito aplicado para a prospecção de petróleo, principalmente em regiões em que a reflexão sísmica pode ser ineficiente ou bastante custosa, podendo ser aplicado também a estudos em regiões cratônicas, para melhor entendimento do comportamento de estruturas profundas na crosta, na prospecção mineral e na prospecção de água subterrânea.
Se você quer saber mais sobre o método magnetotelúrico (MT), leia este conteúdo até o final e aprenda algumas das suas principais características.
Aquisição de dados com o método magnetotelúrico (MT)
A aquisição de dados com o método magnetotelúrico (MT), é feita a partir das componentes horizontais dos campos elétrico e magnético naturais na superfície terrestre, já o processamento dos dados acontece geralmente no domínio da frequência com o uso da Transformação Rápida de Fourier.
Com isso, são medidos os canais elétricos ou telúricos (Ex e Ey) utilizando geralmente dipolos de 50 a 10m em configuração cruzada, conectados a eletrodos.
Para os componentes magnéticos (Hx, Hy e Hz) a medida se dá através de bobinas de indução, que possuem elevada sensibilidade. Por fim, pra realizar essa medida, as componentes Ex e Hx são alinhadas com o Norte verdedeiro ou com o Norte Magnético, utilizando a ajuda de uma bússola.
Quanto tempo dura a investigação?
Em uma aquisição, geralmente os instrumentos permanecem no campo adquirindo dados entre 14 e 24 horas, podendo chegar até a 72 horas, tudo isso vai variar com o objetivo do estudo e com a resistividade das rochas que são o “alvo” da exploração mineral.
A profundidade desse método pode chegar a dezenas de metros ou até a dezenas de quilômetros, em aquisições mais rasas, ele é geralmente utilizado para resolver problemas da geofísica aplicada a engenharia, para aquisições mais profundas, ele é utilizado para estudos de crosta e manto e também para prospecção de petróleo ou até mesmo a prospecção mineral.
Quais as vantagens e desvantagens do método magnetotelúrico (MT)?
A principal desvantagem do método magnetotelúrico (MT) é a dificuldade da aquisição de dados em regiões em que há um ruído eletromagnético acentuado, já sua principal vantagem é que ele pode ser utilizado tanto para investigações rasas (dezenas de metros), quanto para investigações profundas (quilômetros) sem ser necessária nenhuma fonte artificial e com pouco ou nenhum impacto ambiental.
Quando ele é aplicado em altas frequências, ele pode ser chamado de audiomagnetotelúrico (AMT), sendo nessa frequência utilizado para prospecção de água subterrânea e para a prospecção mineral (Vozoff,1991).
Aplicações práticas do método magnetotelúrico no Brasil
O método magnetotelúrico no Brasil é aplicado principalmente na prospecção de petróleo, dessa forma, em diferentes bacias brasileiras, como a bacia do Amazonas, de Parecis e do Paraná, já foram realizados estudos utilizando o método magnetotelúrico (MT).
Além disso, ele é bastante utilizado para estudos em regiões cratônicas, para compreender as estruturas profundas da crosta, estes realizados principalmente pelas universidades e institutos de pesquisa. Por fim, outro uso dele está na pesquisa e prospecção de depósitos minerais que se encontram a quilômetros de profundidade.
Se você quer contar com especialistas na utilização desse método, entre em contato conosco, pois a GlobalImage conta com profissionais experientes na aplicação do método magnetotelúrico (MT).
Referências
VOZOFF K. 1991. The Magnetotelluric Method. In: NABIGHIAN MN (Ed.). Electromagnetic methods in applied geophysics. 2: Soc. Expl. Geophys., p. 641–711.
[…] Além desses, existem diversos outros, como o método magnetotelúrico (MT). […]
[…] Os métodos eletromagnéticos: investiga as propriedades elétricas do meio usando correntes elétricas criados e medidos através do fenômeno da indução eletromagnética, como o método magnetotelúrico. […]