GAMAESPECTROMETRIA

Conheça mais sobre a Gamaespectrometria

 

A Gamaespectrometria é um método comprovadamente muito útil para caracterização de diferentes tipos litológicos (ex: para mapeamento geológico) e identificação de possíveis novos alvos exploratórios (prospecção mineral), podendo-se analisar a ocorrência de hidrotermalismo e, principalmente, mapear os limites geográficos de uma unidade litológica de interesse com maior precisão a partir de novos levantamentos geofísicos de detalhe. 

O método consiste em medir a intensidade de radiação emitida pelos elementos U, K e Th encontrados nas rochas, pois diferentes materiais geológicos podem ser reconhecidos por suas assinaturas radioativas.  Dessa maneira, a gamaespectrometria pode ser empregado na prospecção mineral direta de minerais radioativos e indireta de sulfetos metálicos, tendo em vista a possibilidade da relação de zonas mineralizadas associadas a processos de alteração hidrotermal e desequilíbrios anômalos dos elementos U, Th e K.

Suas principais utilizações são:

  • Estudo de assinatura radiométrica de intrusões ígneas aflorantes;
  • Prospecção mineral;
  • Auxiliar na determinação dos limites geológicos de grandes estruturas;
  • Caracterização de áreas com alteração hidrotermal.

Cabe entender que cada um dos elementos possui diferentes comportamentos a depender do tipo de rocha, se houve intemperismo na área e de uma série de outras características e a distribuição deles pode indicar qual tipo de rocha tem maior probabilidade de ocorrer naquela área.

Por fim, esse método também pode ser utilizado tanto através de levantamentos geofísicos aéreos quanto por levantamentos geofísicos terrestres.

Se você deseja contar com uma empresa especialista no método gamaespectrométrico, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!

Solicitar Orçamento