Topografia com drone: conte com especialistas
Cada vez mais a tecnologia otimiza processos que anteriormente eram feitos de formas mais manuais e que costumavam demorar mais tempo e serem menos precisos, esse é o caso de vários serviços da área da engenharia, mais precisamente, da topografia, entre eles, o levantamento topográfico com drone.
O objetivo desse tipo de serviço costuma ser realizar o mapeamento aéreo também chamado de aerofotogametria. Com o drone, ele pode ser feito em grandes áreas, com uma precisão que pode alcançar cerca de 1cm de detalhamento de solo, se quiser saber mais, leia até o final!
Topografia com drone: Passo a Passo
O levantamento topográfico com drone é feito da seguinte forma:
- Definição da área;
- plano de voo;
- definição de gsd e pixel;
- pontos de controle;
- execução do voo;
- processamento de dados.
Definição da área para levantamento topográfico com drone
Primeiramente é definida a área em que o levantamento será feito, após isso, são identificados pontos de controle no solo, vias de acesso e possíveis áreas para que possa ser realizada a decolagem do drone, por fim é reaizada também a alocação da base de apoio do GPS geodésico.
Plano de voo para topografia com drone
Com a área definida e os pontos acima localizados pelo geólogo, o próximo passo do levantamento topográfico é o plano de voo que vai definir a área coberta pelo drone, a altitude do voo e a duração estimada dele, de acordo com o grau de detalhamento necessário e o objetivo do serviço.
Definição de GSD e Pixel
O GSD é muito importante para o levantamento topográfico, em português, essa sigla significa “distância de amostra do solo” e é ele quem vai definir o nível de detalhamento das imagens após o projeto ter sido finalizado. Dessa forma, o tamanho do GSD é inversamente proporcional ao nível de detalhamento do projeto. Por fim, o pixel é a menor unidade de uma imagem digital e vai definir sua resolução.
Pontos de controle
Após definir esses parâmetros, a equipe responsável por realizar o levantamento topográfico vai demarcar os pontos de controle no campo, geralmente com o auxílio do GPS RTK. Eles devem ser realizados de acordo com o plano de voo, o objetivo do estudo e outras variáveis que devem ser consideradas.
Execução do voo
Após demarcar os pontos e ter a coordenada do ponto de controle com o GPS RTK, o voo é realizado. A partir disso, o drone vai decolar no ponto que foi pré definido e vai realizar o levantamento topográfico. Devem ser consideradas as condições climáticas, pois, chuvas fortes, muito vento e muito sol podem acabar atrapalhando.
Processamento de dados
Por fim, através de softwares específicos para isso, os dados do serviço realizado são processados e diversos produtos finais podem ser gerados, comumente alguns deles são:
- Modelo digital do terreno (MDT);
- planta topográfica com curvas auxiliares e curvas mestras;
- mosaico de ortofoto georreferenciada;
- entre outros.
Se você quer contar com especialistas para a realização do levantamento topográfico com drone, entre em contato conosco!
[…] da geofísica, a topografia foi outra área que foi revolucionada com o uso de drones, já que eles conseguem cobrir áreas […]