Aerofotogametria com drones: Entenda o que é e como funciona

A aerofotogametria com drones está sendo cada vez mais utilizado ao longo do tempo, pois, com o avanço das tecnologias, esse tipo de serviço se tornou mais barato, mais rápido e mais preciso ao ser realizado com um drone.

No entanto, a aerofotogrametria é uma ciência antiga utilizada há muito tempo para diversos tipos de estudos, se você quer saber mais sobre ela e sobre como funciona a fotogrametria com drones, leia este conteúdo até o final!

O que é a aerofotogametria?

A aerofotogametria é muito popular e antigamente realizada com balões, dirigíveis, aviões, satélites e outros equipamentos que tivessem algum tipo de câmera ou sensor para coletar imagens e/ou dados aéreos.

Dessa forma, ela pode ser aplicada a diversos estudos e o melhor meio de fazer essa observação, depende muito do objetivo daquele serviço. Por exemplo, para observar o avanço ou a regressão da linha de costa de uma determinada região, podem ser usados dados de imagens de satélites, já para fazer esse estudo de maneira local, a melhor forma é o uso da aerofotogrametria com drones.

Aerofotogametria com drones: Como funciona?

A aerofogametria com drones não é apenas uma foto aérea e um sobrevoo de uma determinada região realizado com o drone, mas sim uma série de imagens que são extraídas através de um bom planejamento de voo feito pelo operador e onde serão feitas diversas correções e ajustes, quando for a etapa do processamento das imagens, para que elas possam corresponder a realidade e para que sejam georreferenciadas.

A partir disso, diversos produtos podem ser gerados e eles vão variar com o objetivo do trabalho que está sendo executado.

aerofotogametria-com-drones

Aplicações da aerofotogrametria com drone

As aplicações da aerofotogrametria com drone são diversas e ela pode ser utilizada para:

  • Gerir grandes obras de engenharia;
  • Trabalhos relacionados ao monitoramento ambiental;
  • Monitoramento de cavas na mineração;
  • Cadastro ambiental rural;
  • Inspeção de barragens;
  • Entre outros.

Ao contratar o serviço de aerofogametria com drones, você deve se atentar que a empresa deve estar certificada pelo Ministério da Defesa, pois cada voo deve ser previamente autorizado com o registro específico da área de abrangência do levantamento e de sua localização.

Além disso, é muito importante garantir que o equipamento que realizará o voo está em boas condições e que suas especificações técnicas vão garantir que o serviço proposto possa ser realizado e executado com alta qualidade.

Como falado anteriormente, após o levantamento do voo, é necessário realizar o processamento e a correção das imagens em softwares específicos, a partir desses softwares diferentes produtos podem ser gerados, os mais comuns são:

  • Ortomosaico georreferenciado com alta resolução;
  • Nuvem de pontos diversificada;
  • Modelo digital de superfície (MDS);
  • Modelo digital de terreno (MDT);
  • Curvas de nível.

Para entender quais produtos devem ser gerados, planejar a linha de voo, executar ela conforme o planejado e fazer um serviço de qualidade, é necessário contar com profissionais experientes nessa área.

Se você deseja contar com profissionais experientes na área de aerofotogrametria com drones, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!

0

Deixe seu comentário:

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Modelagem 3D e integração de dados geológicos​ - Global Image

[…] dependem muito das etapas anteriores a esses processos. Por exemplo, se foi executada uma aerofotogametria com drones na área, é possível georreferenciar o local e entender suas medidas e disposições […]