Geofísica com drones

Com o desenvolvimento tecnológico, a geofísica com drones está sendo cada vez mias utilizada e ele também têm sido aplicado em outras áreas da geociências, além de outros setores, como na engenharia civil.

Neste conteúdo vamos falar principalmente sobre a aplicação de drones na geofísica focando nos seus benefícios e diferenciais em relação a métodos utilizados anteriormente, para saber mais, confira!

Geofísica com drones

A geofísica com drones é utilizada principalmente através dos métodos da magnetometria, gamaespectometria, o método eletromagnético, mais especificamente o VLF e a gravimetria. Existem cada vez mais testes e tecnologias sendo desenvolvidas para que novos métodos, como o GPR (radar de penetração do solo) e outros possam ser aplicados e para que os atuais se tornem cada vez mais eficientes ao longo do tempo.

Vale ressaltar que a magnetometria é o mais comum e o mais consolidado atualmente entre eles. Os principais benefícios são na eficiência, principalmente na precisão do método e na cobertura de áreas maiores em uma quantidade de tempo menor.

DroneMag – Fonte: GEM Systems

Comparativo da geofísica com drone dos métodos passados

Anteriormente ao uso de drones ou de veículos não tripulados, era possível somente utilizar ou o método terrestre ou então o método aéreo, geralmente com helicopteros ou aeronaves maiores. Esses métodos cobrem áreas enormes, mas são menos precisos e podem sofrer maiores interferências da vegetação e outros obstáculos, ou seja, é um método de alto custo, que consegue cobrir grandes áreas, mas que possui baixa precisão.

Já a geofísica terrestre consegue ser extremamente pesquisa, mas para grandes áreas ela pode ser extremamente demorada e custosa, já que ele cobre áreas pequenas. Dessa forma, a geofísica com drone consegue aliar custos com eficiência e precisão, sendo um método altamente preciso, que cobre áreas relativamente grandes em pouco tempo e, por isso, se torna menos custoso para as mineradoras.

Drones aplicados na geociências

Além da geofísica, a topografia foi outra área que foi revolucionada com o uso de drones, já que eles conseguem cobrir áreas relativamente grandes com uma boa precisão. Cabe ressaltar que tanto para a topografia quanto para a geofísica, é necessário entender muito bem como fazer o manuseio e a programação do voo e do drone, de acordo com o local em que o serviço está sendo executado e, após a execução, é preciso ter um profissional que realize o processamento dos dados de maneira adequada para que os melhores resultados possíveis sejam obtidos.

Se você quer contar com profissionais experientes para executar levantamento geofísicos com drone, entre em contato conosco!

 

0

Deixe seu comentário:

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários