Mapeamento de estradas e Linhas de Transmissão

Ao longo das últimas décadas, é bastante comum o uso de topografia convencional (estação total e GPS Geodésico – RTK) como suporte no mapeamento de estradas e de linha de transmissão, um trabalho que tinha alto custo e levava bastante tempo.

De uma maneira geral, as empresas que querem fazer o mapeamento de linhas de transmissão e de estradas querem cadastrar possíveis interferências ao longo dos trajetos, estruturas importantes, feições adjacentes e obter a cota do terreno. Como esse tipo de trabalho é comumente realizado em locais remotos, de difícil acesso, tudo isso torna o serviço mais lento e custoso.

Contudo, com a evolução tecnológica, os drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs) são capazes de realizar o mapeamento de estradas e de linha de transmissão em um curto período de tempo e de maneira bastante precisa. Para saber mais sobre esse serviço, continue a leitura!

mapeamento de linha de transmissão

Principais produtos gerados a partir do mapeamento de estradas e de linha de transmissão

A tecnologia dos drones e Vants gera diversos produtos ao longo da execução do mapeamento de linhas de transmissão e de estradas, alguns dos principais são:

  • Ortomosaico georreferenciado com alta resolução
  • Modelo digital do terreno (mdt)
  • Curvas de nível
  • Vetorização de edificações, acessos e quaisquer interferências.

A partir da aerofotogrametria e com esses produtos processados, o mapeamento da linha de transmissão e das estradas é entregue ao engenheiro responsável pela obra que agora terá tudo que é necessário para começar esse projeto.

Quais as vantagens do drone para o mapeamento de estradas?

Uma das principais vantagens do drone ou de qualquer veículo aéreo não tripulado que possa executar o mapeamento de estradas e de linhas de transmissão está relacionada ao tempo de execução do trabalho.

Enquanto a topografia convencional levaria entre 1 a 6 meses, podendo ser até mais para grandes obras, com os drones esse tempo é reduzido, podendo esse trabalho ser feito em poucas semanas.

Não há como ser objetivo em relação ao tempo, pois ele vai depender do tamanho do projeto, dos acessos aos locais onde tem que ser realizado o trabalho e de uma série de outros fatores. Contudo, além do tempo, os custos para esse tipo de projeto quando eles são realizados com drones é bastante reduzido.

Quais as desvantagens relacionadas ao uso de drones?

Como toda tecnologia, o uso de drones também possui seus pontos negativos e suas limitações, uma das mais comuns ocorre em áreas onde há vegetação é extremamente densa, podendo atrapalhar na qualidade da coleta de dados, sendo ás vezes necessária realizar a integração com levantamentos topográficos convencionais.

Para fazer esse tipo de serviço, o ideal é que você possa contar com profissionais experientes e qualificados, pois, a depender do grau de precisão do projeto, da extensão da área, da cobertura vegetal e de outras variáveis relacionadas, não é qualquer drone que pode ser utilizado e que terá um nível de precisão adequado com o solicitado.

Além disso, apesar de estar cada vez mais tecnológico e simples fazer voos com drones, você deve se certificar que o profissional é habilitado para fazer isso e que o drone está com todas as suas certificações para garantir que o produto final daquele determinado trabalho será o da maior qualidade possível e vai cumprir todas as exigências solicitadas.

Por fim, além de saber executar o voo, o profissional deve estar atento a todas as variáveis para que o projeto seja realizado no prazo solicitado e deve saber realizar o processamento dos dados de campo para a elaboração do relatório final, após a execução do trabalho de mapeamento de linha de transmissão e de estradas.

A Global Image realiza o mapeamento de estradas e linha de transmissão utilizando drones e também executa esse processo de maneira integrada com o levantamento topográfico convencional.  Se você deseja contar com especialistas para realizar estes trabalhos , entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.

0

Deixe seu comentário:

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Drones na geofísica: Entenda suas aplicações e tendências.

[…] Atualmente, levantamentos de ground penetrating radar (GPR) e de espectroscopia de raio gama também estão sendo utilizadas e testadas com drones. Dessa forma, com algumas pesquisas sendo desenvolvidas para realizar a integração de sensores geofísicos com drones, a medida que elas obtiverem sucesso, eles serão cada vez mais utilizados. Além da geofísica, eles podem ser usados também no mapeamento de estradas e linhas de transmissão […]

Drone na mineração: Conheça sua importância - Blog Geoscan

[…] ser aplicado também caso exista alguma barragem. Além da mineração, ele pode ser utilizado no mapeamento de estradas e linha de transmissão e em outras atividades através da aerofotogametria com […]