Método gravimétrico: entenda suas aplicações

O método gravimétrico ou gravimetria é um método de investigação geofísica baseado nas medições e interpretações do campo gravitacional terrestre resultantes das diferenças de densidade entre as diversas rochas localizadas na superfície e subsuperfície terrestre.

Quando se encontram variações nessa medição, elas costumam ser nomeadas de anomalia gravimétrica e elas são causadas geralmente por corpos que possuem uma densidade muito diferente em relação aqueles que estão ao seu redor.

Método gravimétrico: aquisição de dados

Este método pode ser adquirido tanto em um levantamento terrestre quanto através da aerogeofísica. As medições são efetuadas utilizando-se gravímetros que vão determinar a intensidade do campo de gravidade da terra naquele determinado local.

Ele é um equipamento sensível e preciso, adequado para detectar variações pequenas no valor da aceleração da gravidade que vai refletir nas variações de densidade em subsuperfície. Suas aplicações estão entre detecção de minérios que possuem alta densidade em relação as rochas ao seu redor ou que possuem uma densidade muito menor que elas.

No caso de altas densidades um exemplo comum é o minério de ferro, em relação a densidade menor, um domo salino costuma apresentar essa características. Abaixo você pode conferir uma imagem com referências.

Limitações do método

Os gravímetros têm a possibilidade de apresentar erros por conta do fenômeno da deriva, que resulta da deformação não elástica sofrida pela mola com o passar do tempo. Portanto, alguns procedimentos são realizados para a eliminação desses efeitos, estes são: correções de instrumento (drift), marés, latitude, ar-livre, bouguer e terreno.

Antes de realizar a interpretação dos resultados se torna necessária realizar a correção de todas as variações do campo gravimétrico terrestre que não resultam das diferenças de densidade do subsolo.

Considerações sobre o método gravimétrico

O método gravimétrico é bastante utilizado para encontrar minérios que tem como característica uma elevada densidade, estes são principalmente ferro e diamante. 

Além disso, ele pode ser utilizado também para identificação de feições cársticas é a gravimetria. A técnica de microgravimetria consiste em medir variações no campo da gravidade terrestre, associada a curtos intervalos de amostragem, visando a interpretação de vazios e cavidades em subsuperfície.

Anomalias gravimétricas geradas por feições de dissolução são sobrepostas a variações maiores podem não ser detectáveis em investigações gravimétricas convencionais. Estas anomalias não apenas revelam a localização de tais feições, mas também fornecem informações a respeito de suas formas e profundidades. Este método tem sido largamente empregado em investigações de engenharia para detectar cavidades naturais ou antrópicas (Silva Junior, et. al, 2006).

Se você possui o objetivo de identificar objetos, minérios ou quaisquer corpos com uma densidade muito diferentes de outros próximos a ele, o método gravimétrico pode ser uma opção. Para aplicá-lo, você deve contar com profissionais experientes no seu uso e com equipamentos de ponta, para ter isso ao seu dispor e um orçamento gratuito, entre em contato conosco!

Referências: Silva Junior, Jair Silveira da, Ferreira, Francisco José Fonseca, & Stevanato, Rodoilton. (2006). Aplicação dos métodos gravimétrico e eletroresistivimétrico-IP em área de risco geotécnico do sistema aqüífero cárstico em Almirante Tamandaré-PR. Revista Brasileira de Geofísica, 24(3), 411-428. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2006000300009

2

Deixe seu comentário:

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários