Métodos Geofísicos na Exploração Mineral e Mineração, conheça mais!

Os métodos geofísicos na exploração mineral são usados para mapeamento geológico e para identificar ambientes geológicos favoráveis a mineralização, isto é, detectando indiretamente alvos e ambientes mineralizados.

Já durante a fase de retirada dos recursos minerais, a geofísica é usada tanto na delineação e na avaliação do próprio minério, quanto na área de engenharia e extração do minério.

Se quiser saber mais sobre esse tema, leia o conteúdo até o final!

métodos-geofísicos-na-exploração-mineral

Figura 1. Fonte CGG

Diferentes métodos geofísicos na exploração mineral e mineração.

Existem cinco (5) principais classes de métodos geofísicos, distinguidos de acordo com as  propriedades físicas da geologia à qual eles respondem e que são voltados para exploração mineral e mineração:

  1. O método gravimétrico e magnetométrico: detecta diferenças na densidade e susceptibilidade magnética, respectivamente, medindo variações nos campos gravimétricos e magnéticos da Terra;
  2. O método radiométrico: detecta variações na radioatividade natural, a partir da qual o conteúdo do elemento radioativo das rochas pode ser estimado.
  3. O método sísmico: detecta variações nas propriedades elásticas das rochas, manifestadas como variações no comportamento das ondas sísmicas que passam pelos materiais distintos. As pesquisas sísmicas são altamente eficazes para investigar a estratigrafia em camadas, portanto, esse método é frequente na indústria do petróleo, mas é raramente usado na indústria de mineração;
  4.  Os métodos elétricos: baseados nas propriedades elétricas de rochas e minerais, são os mais diversos das cinco classes. A condutividade elétrica ou sua resistividade pode ser obtida medindo a diferença de potencial elétrico nas rochas. Quando o potencial surge a partir do processo natural a técnica é conhecida como método potencial espontâneo (SP). Quando o potencial está associado com corrente elétrica gerado artificialmente passando através das rochas, a técnica é conhecida como o método da eletrorresistividade. Uma extensão disso é o método da polarização induzida (IP) que mede a capacidade das rochas para armazenar carga elétrica;
  5. Os métodos eletromagnéticos: investiga as propriedades elétricas do meio usando correntes elétricas criadas e medidas através do fenômeno da indução eletromagnética, como o método magnetotelúrico.

A categorização baseada em propriedade física descrita acima é complementada por uma classificação dupla dos métodos geofísicos em métodos passivos ou ativos.

Os métodos passivos usam fonte natural de energia. A medição geofísica é feita com alguma forma de instrumento, como detector, sensor ou receptor. O receptor mede a resposta da geologia local à energia natural. Os métodos geofísicos passivo são: gravimetria, magnetometria, radiometria potencial espontâneo e magnetotelúrico, por exemplo.

Os métodos geofísicos ativos envolvem a injeção de alguma forma de energia no subsolo, por exemplo onda sísmica, corrente elétrica, ondas eletromagnétricas, etc. Novamente, a resposta encontrada no subsolo à energia introduzida é medida com alguma forma de receptor.

A necessidade de obter uma resposta de propriedade física do subsolo com uma fonte de energia, geralmente chamado de transmissor, envolvem aqueles métodos mais caros e mais complicados para se trabalhar.

Contudo, estes métodos tem a vantagem de que a transmissão de energia no solo pode ser controlada para produzir respostas que fornecem informações específicas sobre a subsuperfície e focar na resposta de alguma região (geralmente profundidade) de interesse particular.

levantamento-geofisico-na-exploração-mineral

A figura acima mostra um levantamento geofísico ilustrado com objetivo de detectar uma mineralização (alvo) e mapear um contato entre diferentes tipos de rocha. Os instrumentos (receptores) fazem medições de um parâmetro físico em uma série de localizações na superfície ou acima do solo (A-A´) ou em sondagem (B-B´). Os dados são plotados como uma função de localização ou em profundidade. (b) levantamento geofísico com método passivo onde uma fonte natural de energia é usada e somente um receptor é requerido. (c) levantamento geofísico com método ativo onde uma fonte artificial de energia (transmissor) e um receptor são requeridos no trabalho.

Se você quer contar com especialistas na aplicação de métodos geofísicos na exploração mineral, entre em contato conosco!

Referências

Traduzido e adaptado do livro Geophysics for the Mineral Exploration Geoscientist. 

5

Deixe seu comentário:

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos para exploração mineral​ - Global Image

[…] uso de métodos geofísicos na exploração mineral envolve um processo de multi-etapas e iterativo (Fig. 2). As principais etapas em ordem de […]

Análise de dados gravimétricos e magnéticos​ - Global Image

[…] os métodos geofísicos mais aplicados na exploração de óleo/gás e exploração mineral, os métodos potenciais […]