Modelagem 3D e integração de dados geológicos

A modelagem 3d e integração de dados geológicos é um processo crucial na etapa de pesquisa e prospecção de minérios, pois o profissional responsável por este serviço vai poder ter uma visão com todos os dados obtidos e a representação das rochas e estruturas no software em que ele está executando esse processo.

A partir disso, ele consegue ter uma compreensão e correlação melhor dos dados, sejam eles geofísicos, geológicos, topográficos, geoquímicos, entre outros. A partir dessa visão integrada, ele consegue tomar uma decisão mais assertiva em relação ao próximo passo que deverá ser feito e isso vai poupar tanto tempo quanto dinheiro do empreendedor, sendo extremamente benéfico.

Quais resultados são obtidos através da modelagem 3d e integração de dados geologicos?

Os resultados dependem muito das etapas anteriores a esses processos. Por exemplo, se foi executada uma aerofotogametria com drones na área, é possível georreferenciar o local e entender suas medidas e disposições geográficas. A depender do método geofísico ou geoquímico, diferentes parâmetros também serão medidos e podem ser quantificados.

Caso os principais processos sejam feitos, os resultados costumam ser:

  • 1. Onde está localizado o recurso mineral (minério);
  • 2. Quais são os limites deste corpo;

  • 3. Sua qualidade e quantidade(teor); 
  • 4. A natureza do ambiente que se encontra este recurso mineral.

Todas as informações obtidas nas etapas anteriores juntamente com a modelagem 3d e a integração de dados geológicos vai possibilitar ao empreendedor e ao geólogo entenderem se há viabilidade econômica para extrair um determinado minério ou rocha daquele local e por onde ele deve começar a sua extração.

Quantos mais dados e mais estudos forem realizados melhor, pois com mais informações o geólogo ou geofísico poderá tomar suas decisões, mas, não necessariamente precisam ser realizados diversos estudos.

Modelagem geológica: como é feita?

A modelagem geológica pode ser feita de duas principais maneiras, sendo elas a determinística ou a probabilística, seu objetivo é basicamente reconstruir a geologia da região através das sondagens que foram realizadas, ou seja, os dados de sondagens disponíveis serão integrados em um modelo tridimensional geológico (Sinclair & Blackwell 2002)

modelagem 3d e integração de dados geológicos

A modelagem determinística pode ser realizada a partir de um número de sondagens suficientes para que funções matemáticas implicitas podem realizar o ajuste onde o contato geológico é determinado através desses cálculos.

Já a modelagem probabilística trabalha a partir de probabilidades resultantes da codificação que é realizada, independente de qual seja realizada, geralmente é utilizado o modelo tridimensional de blocos, onde cada um deles é calculado a partir dos pontos de dados vizinhos. 

Modelagem de teores

A modelagem de teores é calculada através da krigagem ordinária, que resulta em um modeo tridimensional de blocos, onde eles são calculados a partir dos vizinhos, da mesma forma que foi citado anteriormente. No entanto, em alguns casos isso pode não ser aplicável, tendo que ser utilizadas funções multiquádricas.

Se você precisa de uma empresa especialista na modelagem 3d e integração de dados geológicos, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

1

Deixe seu comentário:

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários