A geofísica é uma ciência que pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como, na prospecção de água subterrânea, na pesquisa mineral, ao meio ambiente e a problemas relacionados a área da engenharia.

Dessa forma, neste conteúdo, vamos abordar um pouco sobre quais as aplicações e como a geofísica aplicada a engenharia pode trazer bons resultados e ser extremamente relevante, com um custo baixo. Se quiser fazer mais sobre esse assunto, leia o texto até o final!

Geofísica aplicada a engenharia: Quais métodos podem ser aplicados?

Como os problemas relacionados a engenharia são complexos, diferentes métodos geofísicos podem ser aplicados a essa área de conhecimento, dessa forma, os principais métodos são:

A escolha do método geofísico que será aplicado a engenharia depende muito do objetivo do estudo, das características geológicas da região onde ele será executado, das propriedades físicas do material que será investigado, da profundidade de investigação do estudo e de uma série de outros fatores.

GPR: Radar de penetração do solo

O método do GPR (radar de penetração do solo) é bastante aplicado para o mapeamento de interferências subterrâneas, dutos e galerias subterrâneas, cubagem de aterros e lixões, detecção de contaminação orgânica ou inorgânica e outros problemas.

Em resumo, este é um método de investigação geofísica não destrutivo, que usa ondas eletromagnéticas de alta frequência para fazer a investigação subterrânea, geralmente sendo utilizado para pequenas profundidades.

A profundidade e uma série de outras características está diretamente relacionada com o tipo de antena que será utilizada, um dos principais benefícios desse método é sua praticidade e sua aquisição em tempo real, sendo muito comumente utilizado para problemas relacionados a detecção de dutos para obras de engenharia.

geofísica aplicada a engenharia
Aplicação do GPR

Método da eletrorresistividade

A eletrorresistividade é um dos métodos geofísicos mais aplicados a diversas áreas do conhecimento e é baseada na injeção de uma corrente elétrica no solo, a partir de determinados métodos e arranjos.

Essa injeção é realizada geralmente por dois eletrodos e medida por outros todos eletrodos, com os métodos e arranjos adequados, o geólogo pode controlar a profundidade de investigação e entender os valores de resistividade daquele local.

Após o trabalho de campo, os dados são processados no escritório em softwares específicos para que eles possam ser filtrados e possa ser gerado o mapa de resistividade daquela região. 

Quando falamos sobre geofísica aplicada a engenharia, esse método pode ser aplicado a localização de resíduos enterrados, a inspeções em barragens, identificação de cavernas, localização de falhas e fraturas e uma série de outras aplicações.

Polarização Induzida

A polarização induzida geralmente é aplicada em conjunto com a eletrorresistividade, pois esse método vai medir a cargabilidade dos materiais em subsuperfície, enquanto o primeiro vai medir a resistividade.

Usando esses métodos, o geólogo diminui a possibilidade de ocorrer a ambiguidade geofísica que é quando dois materiais diferentes podem responder de maneira semelhante a uma propriedade física .

Métodos sísmicos: MASW

O MASW é um método geofísico sísmico não invasivo e não destrutivo que permite investigar até aproximadamente 100 metros de profundidade de maneira contínua. Porém, sua profundidade de investigação depende da fonte de energia e das condições do terreno em que o método será aplicado.

Neste método são geradas ondas sísmicas a partir de uma fonte controlada, que se propagam na subsuperfície e retornam a superfície por refração crítica, quando encontram regiões onde há contraste na passagem das ondas.

Geofísica aplicada a engenharia: Conclusão

Como falado anteriormente, para saber entender qual ou quais métodos da geofísica aplicada a engenharia são ideias para você, o ideal é que você conte com especialistas. Se você está precisando de serviços de geofísica aplicada a engenharia, clique no botão de WhatsApp ao lado ou envie um e-mail para entrar em conosco!.

5

Deixe seu comentário:

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Mapeamento de interferências subterrâneas - Global Image

[…] O mapeamento de interferências subterrâneas muitas vezes é conhecido como sondagem geofísica, ele é um método indireto de investigação dasubsuperficie que, medindo as propriedades físicas dos materiais, consegue mapear localizar possíveis interferências na subsuperfície, sendo um dos mais comuns métodos da geofísica aplicada a engenharia.  […]

Método Eletromagnético (EM) e o equipamento EM-34 - Global Image

[…] na geofísica aplicada a engenharia […]

Métodos Geofísicos aplicados em Aterro Sanitário - Global Image

[…] de identificação em um meio geológico de alta resistividade. Além dessa aplicação a geofísica aplicada a engenharia é outra área em elevado […]

Processamento e interpretação de dados sísmicos​ - Global Image

[…] processamento e a interpretação de dados sísmicos são essenciais para que após a geofísica aplicada, seja ela onshore ou offshore, os resultados sejam coincidentes com a realidade e interpretados da […]