Método Eletromagnético (EM) e o equipamento EM-34
O método eletromagnético é um método da geofísica que é realizado a partir das propriedades físicas do solo e das rochas que se encontram abaixo da superfície.
O funcionamento de qualquer ensaio geofísico que utilize métodos eletromagnéticos (EM), depende das medidas de campo magnético que são geradas na superfície da terra e produzem um corrente que vai passar de maneira diferente nos solos e rochas daquela determinada região. Um dos equipamentos mais comuns utilizados nesse tipo de ensaio é o EM-34, que funciona através do uso de diferentes bobinas.
Para saber mais sobre sobre esse método e sobre o equipamento que foi citado neste conteúdo, leia até o final.
Aplicações do Método Eletromagnético (EM) Indutivo
Como falado anteriormente, o método eletromagnético indutivo funciona através da aquisição de dados da condutividade aparente do subsolo. Dessa forma, ele pode ser aplicado para vários estudos, como:
- na prospecção de água subterrânea
- em estudos voltados para o meio ambiente
- na mineração
- na geofísica aplicada a engenharia
- e em outras áreas
Equipamento EM-34
O equipamento EM-34, utilizado para realizar estudos do método eletromagnético indutivo, funciona através de uma bobina transmissora, que produz um campo magnético primário e induz correntes elétricas secundárias no subsolo.
Dessa forma, é gerado um campo magnético secundário, que vai poder permitir com que sejam realizadas leituras da condutividade aparente. Essas leituras vão ser interpretadas e modeladas e, junto com a geologia do local, poderão indicar zonas saturadas em água, possíveis mineralizações e outros resultados a depender do trabalho que está sendo executado. A imagem abaixo ilustra esse processo.
Na imagem abaixo, pode ser exemplificado como esse método é utilizado e os diferentes espaçamentos que são realizados quando a investigação geofísica é feita em campo. Após o trabalho de campo, esses dados são tratados em softwares e é gerado o resultado final, que é um mapa da condutividade aparente do local em que o trabalho foi realizado.
Aplicação do Equipamento EM-34 e do método eletromagnético indutivo
O equipamento EM-34 foi utilizado para identificar os estratos geoelétricos em função dos contrastes de condutividade aparente e principalmente caracterizar a presença natural da interface água doce / água salgada em um trabalho de campo realizado no estado do Ceará.
Ao analisar os perfis gerados, foram observadas zonas anômalas condutivas associadas à oscilação natural da intrusão salina nas proximidades da linha de costa. Com isso, a aplicação desse método geofísico obteve sucesso em relação ao objetivo previamente estabelecido.
Se você precisa realizar um estudo geofísico que é necessária a utilização deste método, entre em contato conosco!
[…] do método geofísico da eletrorresistividade, em alguns casos também se utiliza o método eletromagnético (EM) e o GPR – Radar de Penetração no Solo. No método eletromagnético indutivo, usa-se a técnica […]
[…] apropriados, por ex. terrestre, aerotransportado e o levantamento a ser aplicado, gravimétrico, método eletromagnético, entre outros. A aquisição de dados envolve as duas tarefas distintas de projetar a pesquisa e […]
[…] Método eletromagnético […]