Afinal, o que é geofísica?

Você já teve curiosidade em saber o que há debaixo do solo que pisamos? De como acontece os processos que formaram a terra que hoje habitamos? Essas perguntas podem ser respondidas pela Geofísica, por isso, no texto de hoje, vamos explicar o que é geofísica e suas aplicações e como funciona essa incrível área de estudo. Confira!

 

o que é geofísica?

 

A geofísica é fundamental para o conhecimento do subsolo, sendo considerado o meio mais econômico e rápido de se obter informações indiretas sobre os tipos de materiais encontrados em subsuperfície. É uma ciência responsável por caracterizar o subsolo em diferentes profundidades usando métodos geofísicos que se baseiam em propriedades físicas dos materiais encontrados na Terra (densidade, condutividade elétrica, susceptibilidade magnética, entre outras propriedades).

Os métodos geofísicos são caracterizados como não-invasivos ou não-destrutivos, e, quando bem aplicados podem identificar contrastes/diferenciações das propriedades físicas dos materiais encontrados em subsuperfície, cujo origem podem ser das diferenciações litológicas, espaços vazios e objetos tanto natural como artificial. Com o uso da geofísica aplicada podemos delimitar alvos de exploração mineral, detectar tubulações e cavidades, mapear plumas de contaminação, monitorar estrutura interna de barragem e assim por diante.

o que é geofísica? métodos geofísicos

Os métodos geofísicos podem ser aplicados a diversas áreas de estudo, como, geofísica aplicada a engenharia, exploração mineral, estudos ambientais, hidrogeologia, entre outros.

Os métodos a serem utilizados para estudo de uma área vai depender do objetivo de trabalho, sendo os dados adquiridos por equipamentos específicos (1ª etapa: aquisição de dados); em seguida os dados são processados a fim de remover ruídos indesejáveis ou destacar o alvo de investigação (2ª etapa: processamento de dados); por fim, a interpretação dos resultados fornecendo as informações necessárias para solução do problema (3ª etapa: interpretação de dados).

Quais são os métodos geofísicos mais utilizados?

Os métodos geofísicos mais utilizados são:

  • Eletrorresistividade;
  • Ground Penetration Radar (GPR);
  • Sísmica de reflexão e refração;
  • Polarização Induzida (IP);
  • Gravimetria;
  • Magnetometria.

Além desses, existem outros como o método magnetotelúrico (MT) e método gamaespectrométrico.

Eletrorresistividade – Método utilizado para determinação da resistividade elétrica de materiais do subsolo, fundamentada na injeção de uma corrente (I) no solo, por meio de dois eletrodos (A e B), e na medida da diferença de potencial (∆V) em outros dois eletrodos (M e N), os quais são denominados de potencial. Realizada com diferentes arranjos de eletrodos a depender do alvo de investigação, quanto maior a abertura entre os eletrodos A e B, maior será a profundidade de investigação.

eletrorresistividade

Ground Penetration Radar (GPR) – Baseia-se em ondas eletromagnéticas de alta frequência (normalmente entre 10 MHz a 2500 MHz) para caracterizar a subsuperfície de forma menos invasiva. Este método apresenta alta resolução e consegue adquirir um grande volume de dados em um pequeno intervalo de tempo, sendo muito utilizado para o mapeamento de interferências subterrâneas

Sísmica de reflexão e refração – Na reflexão, utiliza de pulsos de energia sísmica refletidos pelas interfaces geológicas e registrados na superfície. Com isso, obtêm-se os tempos de percurso, obtendo estimativas de profundidade das camadas; na refração, é considerada a Lei de Snell de refração, registra a energia sísmica que retorna para a superfície após viajar através do solo ao longo das trajetórias dos raios refratados, ajuda a caracterizar as condições geológicas em subsuperfície.

Polarização Induzida (IP) – Embasada na medição de variações da cargabilidade em função do tempo ou da frequência (domínios do tempo e da frequência e IP espectral). Bastante útil na prospecção/investigação de sulfetos metálicos, mesmo onde a mineralização se exibe com baixos teores (disseminado). 

Gravimetria – É um método indireto de calcular a propriedade de densidade dos materiais em subsuperfície. Quanto mais alto os valores gravimétricos medidos mais densa será a rocha encontrada. O equipamento utilizado para as medições chama-se Gravímetro.

gravimetria

Magnetometria – Auxilia na investigação geológica com base nas variações locais na intensidade do campo magnético, onde ocorre contraste na susceptibilidade magnética ocasionado pela presença de materiais em subsolo com susceptibilidade magnética distintos, sob influência do campo geomagnético. O equipamento utilizado para as medições chama-se Magnetômetro

o que é geofísica: magnetometria

Por que usar os serviços de Geofísica?

O uso da geofísica é fundamental para nossa compreensão da Terra e como ela funciona a nosso favor e contra nós; além disso, é  essencial o seu uso para a exploração de recursos energéticos, hídricos e minerais; para monitoramento de impacto ambiental e de mudanças, avaliando os perigos naturais e provocados pelo homem. Os resultados obtidos são confiáveis e os equipamentos utilizados auxiliam na investigação de grandes áreas em curto período de tempo, economizando recursos em projetos a serem executados. São inúmeros os benefícios que iremos detalhar nos próximos artigos.

processamento de dados geofísicos

Agora que você já aprendeu um pouco o que é geofísica e como ela funciona, caso queira saber mais sobre Geofísica, seus métodos e aplicações, basta acompanhar o nosso blog!

8

Deixe seu comentário:

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Mapeamento de interferências subterrâneas - Global Image

[…] mapeamento de interferências subterrâneas muitas vezes é conhecido como sondagem geofísica, ele é um método indireto de investigação dasubsuperficie que, medindo as propriedades físicas […]

Método Eletromagnético (EM) e o equipamento EM-34 - Global Image

[…] método eletromagnético é um método da geofísica que é realizado a partir das propriedades físicas do solo e das rochas que se encontram abaixo da […]

Métodos Geofísicos aplicados em Aterro Sanitário - Global Image

[…] em dia, a geofísica aplicada tem sido muito utilizada na área ambiental, especialmente na investigação de plumas de […]

Processamento e interpretacao de dados sismicos​ - Global Image

[…] é bastante comum que além do estudo sísmico seja realizado outro método de investigação geofísica. A partir disso, com a integração de diferentes métodos que vão medir parâmetros geológicos […]

Aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos para exploração mineral​ - Global Image

[…] A geofísica aplicada faz o uso de propriedades e parâmetros físicos dos materiais da subsuperfície para identificar áreas de interesse econômico que possuem minério, petróleo e água, por exemplo. Quando se trata de mineração, a geofísica pode e deve ser utilizada em diversas etapas de um empreendimento mineral, dentre essas fases podemos citar a exploração mineral. […]