Mapeamento aéreo com drone: entenda o que é

O uso de tecnologias em diversas áreas como geologia, geofísica, engenharia civil, entre outras, tem o objetivo de otimizar processos, fazendo com que eles sejam realizados de maneira mais eficiente, em muito dos casos, tão em relação a precisão quanto encurtando o tempo em que eles são feitos e o mapeamento aéreo com drone tem esse objetivo.

Esse tipo de levantamento também é chamado de aerofotogametria e tem nas suas principais aplicações a topografia, como, o georreferenciamento de um determinado terreno, como também o próprio mapeamento de uma área extensa utilizando um drone. Para saber mais, leia este conteúdo até o fim!

Mapeamento aéreo com drone: passo a passo

O mapeamento aéreo com drone segue os mesmos passos do levantamento topográfico com drone e ele é realizado da seguinte forma:

  • Definição da área;
  • plano de voo;
  • definição de gsd e pixel;
  • pontos de controle;
  • execução do voo;
  • processamento dos dados.

A definição da área consiste em entender qual será a região que será realizada o trabalho, definindo os limites do drone, identificando os pontos de controle no solo, as vias de acesso e áreas para decolagem dele para a realização do levantamento, além da base de apoio do GPS geodésico.

Não necessariamente o drone vai conseguir percorrer a área inteira em apenas um voo, na maioria dos casos é provável que isso não aconteça, logo, deve ser definido um plano de voo, com a área que será coberta naquele voo, a altitude do voo, sua duração estimada e seu grau de precisão. Após esse processo são seguidos os outros passos citados anteriormente.

mapeamento aéreo com drone

Processamento de dados

Após todo o trabalho de campo ser realizado com a máxima qualidade possível, uma das partes mais importantes é o processamento dos dados do campo, onde são utilizados softwares específicos para gerar os produtos finais de maneira georreferenciada e com a precisão requerida para o trabalho.

Dessa forma, você precisa contar com profissionais experientes que entendam qual vai ser o melhor equipamento a ser utilizado para o mapeamento aéreo com drone ser feito com máxima qualidade, mas que também saibam processar esses dados para que o trabalho e o modelo final sejam correspondentes a qualidade e de alta precisão.

Se você quer contar com especialistas para a realização do mapeamento aéreo com drone, entre em contato conosco!

0

Deixe seu comentário:

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários